A partir de 15 de agosto: III Simpósio Internacional de Ciência Política em São Luís

0
O III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA POLÍTICA – 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA: revolução, contrarrevolução e imperialismo tem como parceiros o Núcleo de Estudos Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC/SP), o Núcleo de História Contemporânea (NUPEHIC/UEMA) e o Grupo de Estudos de Políticas Econômicas e Sociais (GEPES/UFMA), com apoio de grupos de pesquisa e de movimentos sociais. A abrangência do tema indica o caráter internacional do evento, com a participação de pesquisadores do Brasil, da América Latina e da Europa, com a perspectiva de aprofundar o debate teórico sobre a atual conjuntura política mundial. Paralelamente às conferências, os temas se expandirão em mesas-redondas, mesas coordenadas e atividades culturais, conformando um amplo temático que permitirá a participação nacional e local de alunos da graduação e da Pós-Graduação, agentes de movimentos sociais, militantes de partidos políticos e expositores orais.

A proposta é uma chamada necessária para a reflexão crítica e atualizada também dos processos emancipatórios, neste momento em que o capitalismo em sua fase de maior centralização de capitais vivencia uma crise de proporções globais, com impactos nos países de capitalismo avançado ou periféricos.

Trata-se, portanto, da realização de um balanço crítico do significado da revolução Russa de 1917, primeiro marco histórico revolucionário do século XX e, conseqüentemente, a contraposição dos processos revolucionários mundiais e suas mais recentes formas de imperialismo. É um esforço que demanda revisitar o campo historiográfico, sociológico e político dos 100 anos da revolução, que se apresentou ao mundo e permanece como referência para os propósitos de transformação das relações econômicas, sociais e humanas.

Mais informações no site https://scpuema.wordpress.com

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect